O Museu do Bordado e do Barro apresenta – desde o dia 2 de Março e até ao final do mês de Maio – a exposição “(DES)FIANDO AS MEMÓRIAS – A Produção de Linho no Concelho”.
No espaço dedicado a exposições temporárias do Núcleo Central do Museu do Bordado e do Barro será possível, ao longo dos próximos três meses, de terça-feira a domingo, relembrar ou conhecer inúmeros detalhes – das técnicas às histórias, dos utensílios às tradições, da semente aos produtos finais – da produção do linho que, no Concelho de Nisa, teve um papel significativo (embora pouco documentado) na vivência e economia locais até meados do século XX.
Constituindo-se no ponto de partida de um processo de investigação que, sequencialmente, será mais aprofundado e abrangente, esta mostra pretende recuperar as memórias de uma arte extinta no Concelho de Nisa, descortinando os sótãos da memória tanto como os das casas de quem já desenvolveu esta arte.
O objectivo primordial é o registo e difusão de um património imaterial em vias de esquecimento e, na mesma medida, a preservação do património físico, para avivar a memória de quem protagonizou ou vivenciou esta tradição e mostrar, a quem não conhece, toda a envolvência desta actividade.
Utensílios, ferramentas, matéria-prima, formas de aplicação, assim como, descrições técnicas, imagens e vocabulário associados, poderão ser encontrados numa viagem enquadrada entre o fiar do Linho e o desfiar das Memórias.
Fuente: Portal de Nisa