(R) 20/12/09
Concerto para Maquinarias e Estados Líquidos
Fundâo | Moagem | 26 DEZ | 21h30 | 2009 | Auditório |
O projecto Canal Zero habita um lugar onde a imagem e o som se cruzam para dialogarem e se desenvolverem mutuamente, encetando no encontro a construção de uma narrativa incerta, contagiada pela linguagem musical e a imagem em tempo real. Transporta para uma viagem híbrida onde o som tem visibilidade e as imagens ruído. A música electrónica e a música acústica fundem-se, através de instrumentos como a captura de som, os samplers e as modelações analógicas, numa composição orgânica onde a imagem serve como instrumento visual e sonoro.
Numa mesa de luz, diversos materiais (maquinaria, sucata, tintas, entre outros), como se fossem parte do acervo de um museu de raridades, são exibidos e dissecados sobre um vidro. Em metamorfose, são apresentados em dupla projecção.
A voz dos mecanismos parece emergir de lugares intemporais para depois se dissolver no ar, onde o encantatório e o real encontram as afinidades electivas. Em ambiente laboratorial, a composição é ritmada por um som ora electrizante ora de uma delicadeza simples e desprovida. Os três intérpretes são cúmplices numa relação de continuidade e descontinuidade, de modo a darem espaço para que a imagem seja um elemento escultórico do som e o som uma composição da imagem.
Canal Zero
Canal Zero
[Nombres]
João bento > composição e interpretação sonora, composição
visual, tábua de cordas, teclado, modelações analógicas, sampler e captações sonoras
João Bastos: composição e interpretação sonora/guitarra eléctrica/programação/teclado/
Rodolfo Pimenta > composição de imagem em tempo real e composição sonora
Carlos Olivença, joão sofio, pedro fonseca > desenho de luz e
visual, tábua de cordas, teclado, modelações analógicas, sampler e captações sonoras
João Bastos: composição e interpretação sonora/guitarra eléctrica/programação/teclado/
Rodolfo Pimenta > composição de imagem em tempo real e composição sonora
Carlos Olivença, joão sofio, pedro fonseca > desenho de luz e
O processo tem vindo a ser desenvolvido desde a primeira apresentação no Cinema S. Jorge (Lisboa), em 2004, a convite do Festival Monstra – Mostra Internacional de Cinema de Animação de Lisboa para sonorizar os primeiros desenhos animados rodados em película, do realizador Emil Cohl. [...]